terça-feira, 20 de agosto de 2013

Gabarito da Revisão sobre Os Conflitos durante a Guerra Fria (9º ano)

1- Explique o que foi a Guerra Fria.
Foi um conflito ideológico, político e econômico entre as duas superpotências que saíram vencedoras da Segunda Guerra Mundial  (19391945), Estados  Unidos e União Soviética.

2- Explique o que foram:
-DOUTRINA TRUMAN (1947):  o nome dado a uma política externa implantada durante pelo presidente norte-americano Truman que teve como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.
- PLANO MARSHALL (1947): Com o final da Segunda Guerra Mundial, muitos países ficaram destruídos. Era necessário muito investimento financeiro para a reconstrução destes países. Neste contexto, foi criado nos Estados Unidos pelo então secretário de Estado George Marshall, um plano econômico cujo principal objetivo era possibilitar a reconstrução dos países capitalistas. A ajuda foi feita, principalmente, através de empréstimos financeiros.

3- Sobre a Revolução  Chinesa, responda:

A) Quem a liderou? O que foi ela?
Foi liderada por Mao Tse Tung, ocorreu em 1949, ela tornou a China um país socialista aliado da União Soviética (URSS).
 
b)     O que foi o Grande Salto para a Frente? Explique.
Foi uma campanha lançada por Mao Tsé-Tung, que pretendia tornar a República Popular da China uma nação desenvolvida e socialmente igualitária em tempo recorde, acelerando a coletivização do campo e a industrialização urbana. O primeiro plano fez aumentar a superfície cultivada e o aumento da produção agrícola no país. O segundo (que tornou famoso o termo "Grande Salto Adiante") incentivou a industrialização. A iniciativa foi um desastre, resultando em cerca de 20 milhões de mortes, em decororrência da fome. O fracasso se deu graças a secas, inundações, falta de pessoal técnico, o rompimento das relações com a União Soviética (com a consequente saída dos técnicos soviéticos do território chinês).

c) O que foi a Revolução Cultural Chinesa? Explique.

Foi um período de transformações políticas e sociais que agitaram a China entre 1966 e 1976. Quem a desencadeou foi Mao Tsé-tung, líder da China desde 1949. O objetivo da revolução cultural era fortalecer a imagem de Mao Tsé-Tung e perseguir os seus opositores.  Mao se apoiou em uma grande mobilização da juventude urbana organizando grupos  conhecidos como guardas Vermelhos. A revolução cultural foi contra a tradição chinesa (baseada nas ideias do filósofo Confúcio) que dava extrema importância ao passado, na qual o mulher era considerada inferior ao marido, o filho  tinha que obedecer seu pai e professor sem questioná-los. Mao se tornou adorado pela juventude, que o cultuava como um grande herói.


                     Mao Tsé-Tung

4- Sobre a Guerra do Vietnã, responda:

a) O Vietnã fazia parte de que país? Quem o dominava?
Indochina (Vietnã, Laos  e Camboja), que foi dominada pela França até 1954, quando alcançou sua independência.
 
b) Quais as causas da Guerra do Vietnã (1959-1975)? Explique.
Após ter se livrado do  domínio francês em 1954 o Vietnã acabou ficando dividido em dois: 
- Vietnã do Norte, governado por Ho Chi Minh e aliado da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que era socialista.
- Vietnã do Sul, governda por uma ditadura militar aliada dos Estados Unidos, país capitalista.
A relação entre os dois Vietnãs, em função das divergências políticas e ideológicas, era tensa no final da década de 1950. Em 1959, vietcongues (guerrilheiros comunistas do Vietnã do Norte), com apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos, atacaram uma base norte-americana no Vietnã do Sul. Este fato deu início a guerra. 

c)  Como foi a participação dos Estados Unidos no conflito? Qual a reação dos norte-americanos?
Em 1964, os Estados Unidos resolveram entrar diretamente no conflito, enviando soldados e armamentos de guerra. Os soldados norte-americanos sofreram num território marcado por florestas tropicais fechadas e grande quantidade de chuvas. Os vietcongues utilizaram táticas de guerrilha, enquanto os norte-americanos empenharam-se no uso de armamentos modernos, helicópteros e outros recursos. No final da década de 1960, era claro o fracasso da intervenção norte-americana. Mesmo com tecnologia avançada, não conseguiam vencer a experiência dos vietcongues. No começo da década de 1970, os protestos contra a guerra aconteciam em grande quantidade nos Estados Unidos. Jovens, grupos pacifistas e a população em geral iam para as ruas pedir a saída dos Estados Unidos do conflito e o retorno imediato das tropas. Neste momento, já eram milhares os soldados norte-americanos mortos no conflito. A televisão mostrava as cenas violentas e cruéis da guerra. 

d) Qual o desfecho da Guerra do Vietnã? Explique.
Sem apoio popular em 1975, ocorre a retirada total das tropas norte-americanas. É a vitória do Vietnã do Norte. Assim, em 1976, o Vietnã se reunificou e passou a se chamar República Socialista do Vietnã.
A Guerra do Vietnã,  é considerada um dos conflitos mais violentos do século XX

Nenhum comentário:

Postar um comentário