domingo, 23 de junho de 2013

Quetões com respostas: Grécia Antiga

1-   Quais as principais características do território da Grécia Antiga?

Montanhoso, infértil, o litoral bastante recortado, formando portos naturais, e é banhado pelos mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo.
2-     O que eram cidades-Estados?

Os gregos se organizavam em cidades-Estados, ou seja, cidades independentes, pois possuíam governo próprio, deus próprio e leis próprias.

3-  O que os gregos tinham em comum?

Apesar de os gregos viverem em cidades independentes eles sentiam-se semelhantes uns aos outros, pois eram ligados principalmente pela língua grega pela religião comum e pelo gosto em praticar esportes.

4- O que eram os Jogos Olímpicos?

As Olimpíadas Antigas foram uma série de competições atléticas disputadas por atletas das cidades-estado que formavam a Grécia Antiga. De acordo com registros analisados por historiadores, os Jogos Olímpicos surgiram no ano de 776 a.C na cidade de Olímpia (região sudoeste da Grécia). Estes jogos foram celebrados até o ano de 393.As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter religioso, político e esportivo. Primeiramente era uma forma de homenagem aos deuses, principalmente Zeus (deus dos deuses).  Era também um momento importante na busca pela harmonia entre as cidades-estados. Servia também como um evento de valorização da saúde e do corpo saudável.Os jogos ocorriam de quatro em quatro anos. Na época da realização do evento esportivo ocorria uma trégua nas guerras e conflitos. A conhecida "paz olímpica" servia para garantir segurança para os atletas que tinham que se deslocar de suas cidades-estado até Olímpia.

5-  Quais as principais características do período Pré-Homérico?

Foi o período em que a Grécia começou a ser povoada, por volta de 2000 a.C. , a região passou a ser ocupada pelos aqueus, provavelmente vindos do Oriente que fundaram as primeiras cidades na Grécia sendo as mais importantes Mecenas e Tirino, os aqueus destruíram os tronianos. Por volta de 1600 a.C. , outros grupos chegaram a Grécia, eram os eólios e os jônios, por fim em meados do século XIII a.C. , um último grupo chegou a Grécia: os dórios que usavam cavalos e armas de metal, os ataques deste grupo causaram grande destruição ocasionando o desaparecimento das primeiras cidades.

6- O que são a Íliada e Odisseia?

 Ilíada e Odisséia são duas epopéias escritas pelo famoso escritor e poeta grego Homero. Ele viveu por volta do século VIII a.C.,e foi um renomado aedo (poeta que cantava poemas e feitos heróicos na Grécia antiga), tendo como suas principais obras a Ilíada  e a Odisséia. Apesar de a própria existência de Homero ser contestada, devido à grande inexatidão com que é mencionado durante a história (as vezes como indivíduo,as vezes como várias pessoas), Homero fez uma grande contribuição histórica com a Ilíada e a Odisseia, pois ambas são a fonte de vários conhecimentos que temos sobre as tradições e costumes da Grécia antiga, após a invasão dos dórios. De forma resumida, na Ilíada Homero narrou um período entre o nono e o décimo ano da guerra de Tróia,que foi iniciada segundo a lenda, com o sequestro de Helena, mulher do Rei grego Menelau, e que terminaria com os gregos vitoriosos. E a Odisseia nos conta as histórias de Ulisses (Odisseu),um famoso herói grego, que volta da guerra de Tróia para sua cidade natal , Ítaca, e que no caminho sofre inúmeras provações, narradas na epopeia.


7-    Quais as principais características do período Homérico?

Desaparecimento das cidades gregas e surgimento dos genos

8- O que são genos?

Eram uma espécie de clãs ou grandes familias. Cada geno era chefiado pelo homem mais velho (pater-famílias) e o poder era passado do pai para o filho primogênito. O genos tinham a economia agrícola e eram autossuficientes, isto é, produziam tudo o que neles eram consumido.

9-    Qual a principal característica do período Arcaico?

Surgimento das cidades-Estados

10- Onde surgiu a democracia? Qual o significado desta palavra?

Em Atenas. Demo, quer dizer povo e cracia significa governo, portanto, a palavra democracia equivale a poder do povo.

11- Quem não podia votar na democracia ateniense?

Mulheres, escravos e estrangeiros.

12-  Como se dividia a sociedade ateniense?

 EUPÁTRIDAS: aqueles que nasciam em Atenas, com direito a cidadania, ou seja ao voto.

METECOS: estrangeiros, que trabalhavam como pequenos comerciantes, sem direitos de cidadão

 ESCRAVOS: prisioneiros de guerra e condenados por algum crime; eram também considerados escravos os que não pagavam dívidas


13-  Como se dividia a sociedade espartana?


 ESPARTANOS: Pertenciam a este grupo todos os que fossem filhos de pai e mãe espartanos, sendo os únicos que possuíam direitos políticos (governo da cidade), constituindo o corpo dos cidadãos .

PERIECOS: Eram comerciantes (que descendiam dos povos conquistados pelos espartanos) que estavam integrados no estado espartano e ao qual pagavam impostos. Apesar de serem livres, não tinham direitos políticos e dependiam dos Espartanos em matéria de política externa.

 HILOTAS: Eram os escravos, que trabalhavam com a terra, entregando metade das colheitas ao Espartano e eram duramente explorados. Deviam cultivar essa terra a vida inteira e não podiam ser expulsos de seu lugar. Levavam uma vida muito dura, sujeita a humilhações constantes. Foram protagonistas de várias revoltas contra o estado espartano. Para controlar as revoltas e manter os hilotas sob clima de terror, os espartanos organizavam expedições anuais de extermínio (krypteia ou criptias), onde os hilotas eram obrigados a participar. Tratava-se de um massacre anual que consistia na perseguição e morte dos hilotas considerados perigosos, no qual os espartanos competiam para ver quem matava mais hilotas.


14- Diferencie a educação espartana da ateniense?

A educação ateniense dava muita importância a escrita, a leitura, a tocar instrumentos, a cantar, para formar uma “mente saudável” nas crianças desde pequenas. Mas também as enviavam aos professores de ginástica para que tivessem um “corpo saudável “ e robusto. Por outro lado, extremamente rigorosa, a educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra. Logo, as atividades físicas eram muito valorizadas.  Por volta dos sete anos de idade, os meninos espartanos eram levados por suas mães para uma espécie de escola, onde as atividades físicas seriam trabalhadas. Já na adolescência, entravam em contado com a utilização de armas de guerra. A escrita, a leitura e  as artes não eram valorizados em Esparta, pois os jovens estudantes tinham que aprender a aceitar ordens dos superiores e falar somente o necessário

Nenhum comentário:

Postar um comentário