Montanhoso,
infértil, o litoral bastante recortado, formando portos naturais, e é banhado
pelos mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo.
2-
O que eram cidades-Estados?
Os gregos se
organizavam em cidades-Estados, ou seja, cidades independentes, pois possuíam governo
próprio, deus próprio e leis próprias.
3- O que os gregos
tinham em comum?
Apesar de os gregos
viverem em cidades independentes eles sentiam-se semelhantes uns aos outros, pois
eram ligados principalmente pela língua grega pela religião comum e pelo gosto
em praticar esportes.
4- O que eram os Jogos
Olímpicos?
As Olimpíadas
Antigas foram uma série de competições atléticas disputadas por atletas das
cidades-estado que formavam a Grécia Antiga. De acordo com registros analisados
por historiadores, os Jogos Olímpicos surgiram no ano de 776 a.C na cidade de
Olímpia (região sudoeste da Grécia). Estes jogos foram celebrados até o ano de
393.As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía
caráter religioso, político e esportivo. Primeiramente era uma forma de
homenagem aos deuses, principalmente Zeus (deus dos deuses). Era também um momento importante na busca
pela harmonia entre as cidades-estados. Servia também como um evento de
valorização da saúde e do corpo saudável.Os jogos ocorriam de quatro em quatro
anos. Na época da realização do evento esportivo ocorria uma trégua nas guerras
e conflitos. A conhecida "paz olímpica" servia para garantir
segurança para os atletas que tinham que se deslocar de suas cidades-estado até
Olímpia.
5- Quais as principais
características do período Pré-Homérico?
Foi o período em
que a Grécia começou a ser povoada, por volta de 2000 a.C. , a região passou a
ser ocupada pelos aqueus, provavelmente vindos do Oriente que fundaram as
primeiras cidades na Grécia sendo as mais importantes Mecenas e Tirino, os
aqueus destruíram os tronianos. Por volta de 1600 a.C. , outros grupos chegaram
a Grécia, eram os eólios e os jônios, por fim em meados do século XIII a.C. ,
um último grupo chegou a Grécia: os dórios que usavam cavalos e armas de metal,
os ataques deste grupo causaram grande destruição ocasionando o desaparecimento
das primeiras cidades.
6- O que são a Íliada
e Odisseia?
Ilíada e Odisséia são duas epopéias escritas
pelo famoso escritor e poeta grego Homero. Ele viveu por volta do século VIII
a.C.,e foi um renomado aedo (poeta que cantava poemas e feitos heróicos na
Grécia antiga), tendo como suas principais obras a Ilíada e a Odisséia. Apesar de a própria existência
de Homero ser contestada, devido à grande inexatidão com que é mencionado
durante a história (as vezes como indivíduo,as vezes como várias pessoas), Homero
fez uma grande contribuição histórica com a Ilíada e a Odisseia, pois ambas são
a fonte de vários conhecimentos que temos sobre as tradições e costumes da
Grécia antiga, após a invasão dos dórios. De forma resumida, na Ilíada Homero
narrou um período entre o nono e o décimo ano da guerra de Tróia,que foi
iniciada segundo a lenda, com o sequestro de Helena, mulher do Rei grego
Menelau, e que terminaria com os gregos vitoriosos. E a Odisseia nos conta as
histórias de Ulisses (Odisseu),um famoso herói grego, que volta da guerra de
Tróia para sua cidade natal , Ítaca, e que no caminho sofre inúmeras provações,
narradas na epopeia.
7- Quais as principais
características do período Homérico?
Desaparecimento das
cidades gregas e surgimento dos genos
8- O que são genos?
Eram uma espécie de
clãs ou grandes familias. Cada geno era chefiado pelo homem mais velho
(pater-famílias) e o poder era passado do pai para o filho primogênito. O genos
tinham a economia agrícola e eram autossuficientes, isto é, produziam tudo o
que neles eram consumido.
9- Qual a principal
característica do período Arcaico?
Surgimento das
cidades-Estados
10- Onde surgiu a democracia? Qual o significado desta
palavra?
Em Atenas. Demo,
quer dizer povo e cracia significa governo, portanto, a palavra democracia
equivale a poder do povo.
11- Quem não podia votar na democracia ateniense?
Mulheres, escravos
e estrangeiros.
12- Como se dividia a
sociedade ateniense?
EUPÁTRIDAS: aqueles que nasciam em Atenas, com
direito a cidadania, ou seja ao voto.
METECOS:
estrangeiros, que trabalhavam como pequenos comerciantes, sem direitos de
cidadão
ESCRAVOS: prisioneiros de guerra e condenados
por algum crime; eram também considerados escravos os que não pagavam dívidas
ESPARTANOS: Pertenciam a este grupo todos os
que fossem filhos de pai e mãe espartanos, sendo os únicos que possuíam
direitos políticos (governo da cidade), constituindo o corpo dos cidadãos .
PERIECOS: Eram
comerciantes (que descendiam dos povos conquistados pelos espartanos) que
estavam integrados no estado espartano e ao qual pagavam impostos. Apesar de
serem livres, não tinham direitos políticos e dependiam dos Espartanos em
matéria de política externa.
HILOTAS: Eram os escravos, que trabalhavam com
a terra, entregando metade das colheitas ao Espartano e eram duramente
explorados. Deviam cultivar essa terra a vida inteira e não podiam ser expulsos
de seu lugar. Levavam uma vida muito dura, sujeita a humilhações constantes.
Foram protagonistas de várias revoltas contra o estado espartano. Para
controlar as revoltas e manter os hilotas sob clima de terror, os espartanos
organizavam expedições anuais de extermínio (krypteia ou criptias), onde os
hilotas eram obrigados a participar. Tratava-se de um massacre anual que
consistia na perseguição e morte dos hilotas considerados perigosos, no qual os
espartanos competiam para ver quem matava mais hilotas.
14- Diferencie a
educação espartana da ateniense?
A educação
ateniense dava muita importância a escrita, a leitura, a tocar instrumentos, a
cantar, para formar uma “mente saudável” nas crianças desde pequenas. Mas
também as enviavam aos professores de ginástica para que tivessem um “corpo saudável
“ e robusto. Por outro lado, extremamente rigorosa, a educação espartana tinha
como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a
guerra. Logo, as atividades físicas eram muito valorizadas. Por volta dos sete anos de idade, os meninos
espartanos eram levados por suas mães para uma espécie de escola, onde as
atividades físicas seriam trabalhadas. Já na adolescência, entravam em contado
com a utilização de armas de guerra. A escrita, a leitura e as artes não eram valorizados em Esparta, pois
os jovens estudantes tinham que aprender a aceitar ordens dos superiores e
falar somente o necessário
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