segunda-feira, 25 de março de 2019

Correção Revisão para Ficar Fera - FEUDALISMO


GABARITO REVISÂO PARA FICAR FERA - FEUDALISMO
1)      Como ocorreu a crise do Império Romano? Explique. (p.18)

Iniciou no século III, devido a dificuldade do governo de defender as fronteiras dos contínuos ataques dos povos bárbaros, além disso, o Império Romano deixou de conquistar novos territórios, o que resultou na redução do número de escravos, gerando uma grave crise econômica. Sem recursos, os imperadores aumentaram os impostos, para escapar deles e fugir dos ataques dos bárbaros as pessoas mudaram-se para o campo, causando a ruralizarão da sociedade.

2)      Quando iniciou a Idade Média? Explique.  (p.19)

Quando os hérulos, um povo bárbaro, depuseram o último imperador romano do Ocidente, em 476, assim a data da queda de Roma foi adotada como marco para o início da Idade Média na Europa.

3)      O feudalismo foi um sistema político, social e econômico que existiu na Europa entre os séculos V e XV. Qual o significado da palavra “feudalismo”? Explique. (p25)

A palavra feudalismo deriva de feudo, um termo de origem germânica (bárbara) que significa “bem dado em troca”. Nesse período a forma mais comum de feudo era a doação de terras.

4)      O que era o contrato feudo-vassálico (relação de suserania e vassalagem)? Explique. (p.25)

Por meio de uma aliança, um aristocrata (nobre) transferia a outro o poder sobre o principal bem (ou feudo). Aquele que doava o feudo passava a ser o senhor (suserano) e de quem o recebia, chamado de vassalo, que devia obediência e lealdade ao seu senhor.

5)      Qual a base da economia no feudalismo? Por que ela era autossuficiente? Explique. (p.25)
Era baseada na agricultura de subsistência, isto é, plantava-se, inicialmente, apenas para a sobrevivência e o sustento da população. Também era autossuficiente pois produzia quase tudo o que era necessário à sobrevivência dos moradores, como alimentos, ferramentas, vestuário e utensílios domésticos.

6)      Como o bispo Adalberón de Laon, via a sociedade feudal? Explique. (p.26)

 Na visão da Igreja Católica, havia os que oravam (clero), os que lutavam ( a nobreza) e os que trabalhavam (camponeses). Essa estrutura refletia a ordem celeste, representada pelo Pai, pelo Filho, e pelo Espírito Santo. Alterar esta ordem seria o mesmo que ir contra a vontade de Deus. Assim, não havia mobilidade na sociedade, quem nascia servo (camponês) morreria servo.

7)      Quem eram os senhores da terra (suseranos ou senhor feudal)? Explique. (p.27)

Eles eram os nobres donos dos feudos, havia os grandes senhores e os senhores menores. Eles administravam o feudo, se dedicavam as atividades militares, cuidavam da justiça e da vigilância dos camponeses, fazia parte deste grupo os cavaleiros.

8)      Quem eram os servos? Explique. (p.28)
Eram camponeses presos à terra para o resto da vida. Em troca de proteção e do direito de usar a terra para o plantio, deviam pagar vários impostos e também cuidar da terra do senhor. Também executavam tarefas como consertar ponte, construir edifícios, etc.

9)      Explique no que consistiam os seguintes impostos pagos pelos servos: corveia, talha e banalidades. (p.28)

Corveia: os servos eram obrigados a trabalhar no manso senhorial (terra do senhor)  duas ou três vezes por semana gratuitamente.
Talha: obrigava os servos a entregarem ao senhor metade de tudo o que produziam na sua terra.
Banalidades: taxa paga em produtos pelo uso do forno, do moinho ou outras instalações que pertenciam ao senhor feudal.

10)   Comente sobre as seguintes transformações, que permitiram um aumento da produção a partir do século XI: (p.89)

a)      Ampliação das áreas cultivadas: florestas e bosques foram desmatados e transformados em áreas para cultivo e áreas pantanosas foram drenadas e usadas para a agricultura.
b)      Desenvolvimento de novos instrumentos agrícolas:  a principal invenção foi a charrua, um arado com pontas (relhas) de ferro, que permitiam abrir sulcos (buracos) mas profundos na terra, ao mesmo tempo que misturava melhor as camadas do solo com o esterco, tornando a terra mais fértil.
c)       Capacidade de tração e transporte: foi melhorada a capacidade de transporte com a introdução do segundo eixo móvel nas carroças e capacidade de tração dos animais foi aumentada, pois passaram a ser atrelados pelo peito e não mais pelo pescoço, permitindo o animal (cavalo ou boi) puxar com mais força o arado (charrua).

11)   O que era a rotação trienal de culturas, desenvolvida a partir do século XI. Explique. (p.91)
As terras cultiváveis eram dividas em três partes, a cada ano enquanto duas  delas eram mantidas em plena atividade, a terceira ficava em repouso, possibilitando duas colheitas anuais. A terra que estava descansando recuperava sua fertilidade para ser usada no ano seguinte, evitando o desgaste do solo.

12)   Quem eram os burgueses? Explique. (p.28 e 91)

Os burgueses eram principalmente comerciantes e banqueiros que viviam nos burgos, cidades que surgiram a partir do século XI, pois com o crescimento da produção houve aumento da população e começou a mais mão de obra no campo do que era necessário para cultivar a terra, com isso muitos foram para as cidades.

13)   O que eram as Corporações de Ofício? O que eram as oficinas? Explique.  (p.93)

Eram associações que controlavam a qualidade e o preço dos produtos dos artesãos e os protegiam da concorrência.  Cada oficina era comandada por um mestre de ofício, ele cuidava do trabalho dos companheiros, trabalhadores que já tinham concluído aprendizagem do ofício, e dos aprendizes, que iniciavam o ofício entre 10 e 12 anos de idade. Escolhidos entre os familiares do mestre, os aprendizes não recebiam salários, apenas abrigo e alimentação.

14)   O que foram as Cruzadas? Explique. (p.96)
Foi a chamada guerra santa, que foi liderada pela Igreja Católica, ela começou em 1095, quando o papa Urbano II convocou os cristãos para retomar a Terra Santa, ou seja, a cidade de Jerusalém, que estava sobre poder dos turcos muçulmanos.

15)   Cite duas consequências das Cruzadas. (p.97):
  Enfraquecimento do sistema feudal, pois muitos senhores ficaram endividados para montar seus exércitos e também muitos servos que partiram para as Cruzadas não voltaram; o Mediterrâneo recuperou sua importância, pois com as Cruzadas, cresceu o número de embarcações que transitavam nele; aumento do comércio entre o Oriente e o Ocidente, principalmente pelos portos de Gênova e Veneza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário